Contato

Seguidores

Tecnologia do Blogger.
segunda-feira, 18 de março de 2013
Fácil de ser encontrado em farmácias de manipulação, o chiclete de silício promete dar um up na aparência da pele e cabelos sem grandes esforços. Se ele funciona? Segundo especialistas que entrevistamos, a resposta é sim. Apesar de ter sabor e formato igual a um chiclete comum, o produto serve de suplemento por ser enriquecido com o mineral que ajuda a manter os tecidos do corpo saudáveis. 

 Qual é o benefício do chiclete de silício? 
O silício tem papel fundamental para o organismo. "Ele reforça o sistema imunológico; melhora o sistema vascular, entre outros benefícios", diz a dermatologista Daniela Landim, de São Paulo. A dermatologista e nutróloga Cristiane Braga, também de São Paulo, conta que ele promove resistência às unhas e cabelos. "Existem estudos recentes que demonstram até a capacidade do silício em aumentar os números dos fios de cabelo", afirma.

É verdade também que ele ajuda a evitar a flacidez? 
Nota: "Uma das propriedades do silício é fornecer elementos necessários para a síntese de colágeno, elastina e mucopolissacarídeo, elementos essenciais na manutenção da firmeza, elasticidade e tonicidade da pele", explica a farmacêutica Anelise Taleb, da Tave Farmácia de Manipulação. Como resultado, a pele fica mais firme, as rugas demoram mais a aparecer e o corpo fica mais torneado. Mas lembre-se de que não adianta usar essa suplementação sem adotar hábitos diários saudáveis, como lavar o rosto com sabonete mais neutro e usar creme hidratante.

 É recomendado consumir o chiclete com orientação médica? 
A dermatologista e nutróloga Cristiane diz que a dosagem precisa ser individualizada. "Além disso, podem aparecer algumas reações alérgicas", alerta a profissional. Daniela Landim conta que a pessoa até pode consumir o chiclete sem prescrição, já que a dosagem é baixa. "Conforme envelhecemos, porém, temos perda de silício e pode ser necessário buscar orientação médica para repor de forma adequada o mineral", explica.

Qual é a quantidade de chiclete que precisa ser consumida? 
Mascar o chiclete uma vez por dia já pode trazer bons resultados em médio e longo prazo, de acordo com a dermatologista Daniela. Cristiane Braga também lembra que esse resultado pode variar dependendo da concentração de silício que existe no chiclete, já que ele é manipulado.

Posso consumir muito mais chicletes do que o recomendado? 
Nota: "Tudo em excesso faz mal e, no caso do silício, acredita-se que possa causar alteração na glândula renal", alerta Daniela Landim. Ainda faltam estudos mais conclusivos para definir se o mineral consumido em grandes quantidades realmente é prejudicial ou não. Na dúvida, é melhor seguir sempre a recomendação médica. "A dosagem diária recomendada pelo fabricante do chiclete é de 100 a 800 mg", afirma Anelise Taleb.

Quanto tempo, em média, os resultados demoram a aparecer? 
Esse resultado depende muito do organismo de cada pessoa. "Após três meses, em geral, já é possível ver os benefícios, como a pele mais firme, as unhas mais resistentes e os cabelos mais brilhantes e fortalecidos", afirma Anelise Taleb.

0 comentários: